Notícias

O Calendário Geral de atividades 2016, da AEJC, abre com 1º Concurso Especial

10-01-2016 12:35

O calendário de atividades da Academia Equestre João Cardiga-AEJC abre, hoje, 10 de Janeiro, com o 1' Concurso Especial de Dressage, Paradressage e Ensino de Equitação de Trabalho.

Estes concursos especiais constituem a novidade do calendário de 2016 da AEJC que tenciona organizar um por mês, sempre que as provas oficiais o permitirem e tem como finalidade avaliar da qualidade da
formação que está a ser dada aos alunos ao mesmo tempo, que lhes permite
avaliar do seu gosto pela competição. Nestas provas os alunos deverão ainda
obter os mínimos que lhes permitam, futuramente, participar em competições
externas. Desta forma, pretende a direção da AEJC elevar o nível de
qualidade da sua Divisão de Competição.

O 1º Concurso especial conta com duas dezenas e meia de
participantes, com idades compreendidas entre os 7 e os 45 anos,  em
provas de Dressage, Paradressage e Ensino de Equitação de Trabalho.


FORMAÇÃO: Compreender as Perturbações do Neurodesenvolvimento/Capacitar para a Equitação terapêutica

05-01-2016 17:22

INSCRIÇÕES ATE DIA 20 Janeiro 2016

O calendário 2016 do CTC-Cardiga Training Center, abre já no dia 23 de Janeiro, com uma ação de sensibilização dedicada aos temas: Compreender as Perturbações do Neurodesenvolvimento / Capacitar para a Equitação Terapêutica.

A ação decorre no âmbito do protocolo estabelecido entre a Academia Equestre João Cardiga e a Faculdade de Motricidade Humana e conta com a colaboração da Dra. Ana Rodrigues, especialista em perturbações do desenvolvimento, saúde mental infantil e psicopedagogia e das psicomotricistas da Academia J Cardiga, Joana Campos e Joana Gonçalves.

O campo da intervenção através da Equitação Terapêutica tem aumentando nos últimos tempos. Esta resposta terapêutica é atualmente vista com mais confiança pelos profissionais de saúde e pelos pais. É o momento de assegurar uma progressiva melhoria das respostas neste domínio.

Conhecer os avanços científicos que melhoram a compreensão sobre as perturbações do desenvolvimento é imprescindível para a melhoria das competências profissionais dos professores, treinadores, técnicos e auxiliares  de Equitação geral e/ou terapêutica.

Se exerce esta atividade profissional e/ou está ligado à equitação, venha passar este fim de tarde connosco e aprender os mais recentes conceitos sobre as perturbações do desenvolvimento.

Serão abordados temas como: Perturbações do Espectro do Autismo. Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção, Perturbação do Desenvolvimento da coordenação e de outras condições de desenvolvimento que beneficiam desta terapia.

Programa:

Data: Dia 23 de Janeiro de 2016

Horário: Das 17 as 20h30

Local: CTC da Academia Equestre João Cardiga

Estrada do Caminho da Serra – Leceia – 2730-040 Barcarena

Inscrições até dia 20 de Janeiro, junto da Secretaria da Academia Equestre João Cardiga ou através do email (ctc@academiaequestrecardiga.com) ou telefone (214212261). Valor - 10€

 

Cardiga Training Center

Tel: +351 214 2122 61

Instituição Particular de Solidariedade Social

Registo N.º 59/09, Fls 156 e 156v, 30-04-2007

Academia Equestre João Cardiga, Associação
Estrada Caminho da Serra, Leceia
2730-040 Barcarena | Portugal

www.academiaequestrecardiga.com
www.facebook.com/centro.equestre.joao.cardiga

 

1º CONCURSO ESPECIAL DR, PARADR e EQ TRABALHO (PROVA ENSINO)

27-12-2015 11:18

1º CONCURSO ESPECIAL DRESSAGE, PARADRESSAGE e EQ TRABALHO (PROVA ENSINO)

O 1º Concurso Especial vai realizar-se dia 10 de Janeiro de 2016 e esta aberto a todos os alunos, considerados aptos pelos seus treinadores.

Para mais informações consulte a secretaria.

Votos de um ano 2016 cheio de exitos desportivos.

 

EXAMES DE SELA 1, 2, 3 e 4 - Dezembro 2015

27-12-2015 11:11

No proximo dia 30 de Dezembro de 2015 vão realizar-se os Exames de Sela de acordo com o programa do curso geral de equitação, da FEP.

Entre o dia 28 de Dezembro de 2015 e a vespera do exame irá decorrer um estagio de preparação no qual deverá participar. Deve preparar-se para o exame teorico estudando o Manual Oficial de Formação Equestre e para a prova de ensino estudando a prova do nivel adequado ao exame que irá realizar.

Para mais informações consulte a secretaria ou o ou a pagina do site da AEJC referente a exames de sela https://ajcardiga.webnode.pt/escola%20de%20equita%c3%a7%c3%a3o/exames-de-sela

 

 

Feira da Golegã 2016

09-11-2015 08:51

A Feira Nacional do Cavalo (Feira da Golegã), é a maior montra do cavalo realizada anualmente. Local de encontro, convívio e negocio, onde o sector se reúne, para mostrar os seus produtos (cavalos), e o trabalho feito durante o ano. Este ano, a Academia J Cardiga vai, como é habito, marcar presença e reunir os seus alunos e amigos de 9 a 15 de Novembro 2015.

É com imenso prazer que vos convidamos a visitar o Pátio Cardiga, localizado no Arneiro, mesmo ao lado do restaurante “A Carne Alentejana”, onde teremos todo o gosto em Vos receber.

Vista um corta-vento ou um blusão da Academia, traga consigo um farnel  para juntar ao nosso, e vamos partilhar alegria, amizade e convívio, naquela que é a maior festa nacional, dedicada ao cavalo.

 

AULAS DO CURSO GERAL e CLUBE DO PONEI (11, 12, 13, 14 e 15)

 

Os alunos afetados poderão, a partir deste momento, efetuar o seu pedido de alteração das aulas.

A escola compensara todas as aulas até dia 15 de Dezembro.

As sessões de Equitação com Fins Terapêuticos  mantém-se.

 

SUBIDA A GLORIA com o apoio Jogos Santa Casa

13-09-2015 12:07

"SUBIDA Á GLORIA" dia 12 Setembro 2015 Jardim de S. Pedro de Alcântara.


 Recuperando uma tradição que data de 1910, Lisboa recebe, a 12 de setembro, o mítico evento "Subida à Glória" que conta pela primeira vez com o apoio dos Jogos Santa Casa como patrocinador principal.
No evento estará presentes as campeãs nacionais de Equitação Adaptada/paradressage e a paralímpica Sara Duarte que estarão disponíveis para esclarecer todas as duvidas de quem quiser colocar questões sobre esta disciplina desportiva e dar autografos.
A "Subida à Glória Jogos Santa Casa" é realizada a pedalar entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto (Calçada da Glória), num trajeto com 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17%.

1º WORKSHOP VETERINARIA EQUIDEOS - CARDIGA TRAINING CENTER

12-09-2015 12:13

Decorreu no Cardiga Training Center o 1º Workshop de Prevenção e Primeiros socorros em Equinos, que contou com a participação de uma dezena de adeptos do tema.

A iniciativa inseriu-se no calendario de actividades do polo de formação da Academia "CARDIGA TRAINING CENTER" que está a desenvolver varios programas. Dia 4 de Outubro decorrerá o exame de admissão ao Curso de Treinadores de Grau 1, e já estão abertas as inscrições para o CENTRO EDUCACIONAL.

Para mais informações por favor fale connosco : 214212261 - ctc@academiaequestrecardiga.com


MINISTRA ASSUNÇÃO CRISTAS APOIA ATLETAS DE EQUITAÇÃO ADAPTADA

08-09-2015 11:59

Ministra  Assunção Cristas visitou a Academia Equestre João Cardiga

para apoiar os atletas de Equitação Adaptada

A Academia Equestre João Cardiga recebeu a visita da Ministra Assunção Cristas num evento que pretendeu,
uma vez mais, cumprir a missão da "Equitação Para Todos" e chamar a atenção para o potencial da Equitação Adaptada que, para alem de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, promove ainda, o nosso cavalo e tradições, abrindo portas ao desporto inclusivo e turismo adaptados.

Na ocasião Assunção Cristas destacou o "trabalho magnifico da Academia João Cardiga" não só em prol
da promoção do cavalo lusitano, mas também pela dimensão da inclusão social" e apelou, ainda, a uma maior aposta na "fileira do cavalo nas suas diversas valências, das quais destaca o sector do turismo equestre que, também, pode e deve ser alargado".

Por ultimo, a Ministra agradeceu a oportunidade que lhe foi dada de "conhecer de perto os 8 atletas de
paradressage e em especial os dois conjuntos que representarão Portugal no campeonato da europa 2015, a quem desejou as maiores felicidades".

O evento contou, ainda, com a presença dos presidentes do INR (Instituto Nacional de Reabilitação),
José Serôdio da FPDD (Federação Portuguesa de desporto para Deficientes), Mário Lopes, do Vice presidente da CMO, Carlos Morgado, do representante do Comité paralímpico (Carlos Braz), da madrinha Bibá Pitta e muitos outros convidados que assistiram ao desfile dos atletas de paradressage vestidos pela BELLATOR, que desenhou e produziu os equipamentos.

Sara Duarte com Damasco OS (Coudelaria Oliveira Santos) e Ana Isabel Mota Veiga com Convicto, (Coudelaria Lobo de Vasconcelos),  que obtiveram qualificação para representar a bandeira nacional, estão de partida para o Europeu, que se realizará em Deauville, de 18 a 20 de Setembro 2015.


Carolina Tubal é a atleta da Academia J Cardiga que integra a Primeira equipa portuguesa de Equitação nos WORLD GAMES (SPECIAL OLYMPICS)

26-08-2015 11:51

SPECIAL OLYMPICS EQUITAÇÃO  WORLD GAMES 2015 - LOS ANGELES

UNIR O MUNDO ATRAVÉS DO DESPORTO, é o lema dos Jogos Mundiais de Verão 2015

Os Jogos Mundiais para pessoas com deficiência intelectual (Special Olympics World Games ), realizam-se de 25 de Julho a 2 de Agosto de 2015, em Los Angeles, com Carolina Tubal, representante do Cardiga Special Olympics, a integrar a comitiva de  atletas de equitação, que representarão Portugal, pela primeira vez, nesta disciplina.

Para se chegar até aqui muito trabalho foi feito. Quando em 2012, a Academia Equestre João Cardiga, assina protocolo com o presidente do Special Olympics Portugal, Dias Ferreira, para a organização do 1º campeonato nacional da modalidade, já se sonhava com a possibilidade de ter uma comitiva portuguesa neste importante evento. Passados 3 anos o objetivo é alcançado.

Dos 17 atletas, da Academia J Cardiga, que habitualmente participam nas provas Special Olympics equitação, a escolha da organização recaiu sobre a Carolina Tubal, uma jovem de 17 anos, praticante de equitação adaptada na Academia desde 2009. Para além da Carolina integram a comitiva
portuguesa mais três jovens, que desta forma constituem a primeira equipa portuguesa nesta competição.

O objetivo dos Special Olympics World Games Los Angeles 2015 é unir o mundo através do desporto, celebrando as habilidades e realizações de pessoas
com deficiência intelectual, para, desse modo, formar uma nova visão global de aceitação da diferença.

O Special Olympics, criado em 1968, pela norte-americana por Eunice Kennedy Shriver (1921-2009), é o maior movimento desportivo mundial focado na promoção do desporto para pessoas com deficiência intelectual. A visão de um mundo onde cada pessoa, independentemente da sua capacidade, fosse aceite e valorizada, levou a que surgisse a convicção de que as pessoas com deficiência intelectual podem, com enquadramento técnico adequado, beneficiar da participação no desporto.asceu o Special Olympics, um movimento internacional que congrega hoje mais de 3.5 milhões de atletas em cerca de 180
países de todas as regiões do mundo. Entre 25 de julho e 2 de agosto, Los Angeles acolhe os Jogos Mundiais 2015, organizados pelo Special Olympics. Na
área do hipismo, o Special Olympics Portugal, fundado a 27 de Março de 2001, estará no evento com quatro cavaleiros, que são vestidos pela BELLATOR
Assim nasceu o Special Olympics, um movimento internacional que congrega hoje mais de 3.5 milhões de atletas em cerca de 180 países de todas as regiões do mundo. Na área do hipismo, o Special Olympics Portugal, fundado a 27 de Março de 2001, estará no evento, pela primeira vez, com quatro cavaleiros, que são vestidos pela BELLATOR, marca nacional dedicada ao vestuário equestre.asceu o Special Olympics, um movimento internacional que congrega hoje mais de 3.5 milhões de atletas em cerca de 180 países de todas as regiões do mundo. Entre 25 de julho e 2 de agosto, Los Angeles acolhe os Jogos
Mundiais 2015, organizados pelo Special Olympics. Na área do hipismo, o Special Olympics Portugal, fundado a 27 de Março de 2001, estará no evento com quatro cavaleiros, que são vestidos pela BELLATOR. Na imagem, mostramos Miguel Fajardo, um dos cavaleiros que vão representar Portugal. Fajardo é orientado na União Desportiva para a Inclusão, estrutura da APPACDM de Setúbal, pelo treinador e cavaleiro Ivo Patronilho, também na imagem.


CURSO TREINADORES EQUITAÇÃO GRAU 1 - Cardiga Training Center-CTC

30-07-2015 13:59

CURSO DE TREINADORES DE EQUITAÇÃO de GRAU 1

já a partir de Outubro 2015

Estão abertas inscrições para o Curso de Treinadores de Equitação de Grau 1, a realizar no Cardiga Training Center, da Academia Equestre João Cardiga, em Leceia, Oeiras, a partir de 4 de Outubro, data do exame de admissão dos formandos.

De acordo com o novo Programa Nacional de Formação de Treinadores, regulamentado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que veio substituir o anterior sistema de formação de professores de Equitação para os graus de Ajudante de Monitor, Monitor, Instrutor e Mestre, a formação de treinadores de
desporto é composta por uma formação geral, comum a todos os desportos (natação, atletismo, futebol, equitação, etc.), uma formação específica para cada desporto e um estágio tutelado.

A Academia Equestre João Cardiga, após a assinatura de protocolo com a FEP-Federação Equestre Portuguesa, propõe-se dar o seu contributo para a formação de profissionais do sector iniciando com o presente curso, que decorrerá nas seguintes datas:

· 4 de Outubro de 2015 - Exame de Admissão

· 5 a 9 de Outubro de 2015 - Frequência do Curso
Formação Geral

. 10, 11 e 31 de Outubro e 1 e 2 de Novembro de 2015 - Frequência do Curso Formação Específica

· Data a definir pela FEP - Exames Finais

Os candidatos deverão ter no mínimo 18 anos de idade e a escolaridade obrigatória, ter aproveitamento no exame de admissão, com provas equivalentes ao exame de Sela 7, a realizar com o cavalo a utilizar no curso e ter participado em provas federadas em, pelo menos, duas épocas desportivas.

As inscrições deverão ser efetuadas por e-mail para ctc@academiaequestrecardiga.com, com a ficha de inscrição acompanhada de cópia do documento de identificação, certificado de habilitações e Curriculum Vitae.

Leceia, Barcarena, Oeiras