Academia J Cardiga regressa à Equitação de Trabalho‏

27-05-2015 00:09

A Academia Equestre João Cardiga está de regresso às competições de Equitação de Trabalho. A estreia decorreu no dia 24 de Maio, numa poule organizada por Crinus Equestre com duas atletas, nos escalões sub-16 e sub-20.

Beatriz Arriaga e Cunha com Apache, no primeiro escalão e Mariana Casegas com Taliban, no segundo.

As duas atletas veem da divisão de desporto de competição da Academia, que inicia a formação desportiva dos atletas, através da disciplina de dressage no Trofeu Dressage Póneis. Esta base de formação, permitiu a entrada destas duas jovens nesta modalidade, reduzindo o tempo de preparação.

Embora muito inexperientes, o conjunto Beatriz Arriaga e Cunha com Apache, conseguiu o terceiro lugar na competição. Para ambas as atletas, esta participação revelou-se de particular importância, pois permitiu confirmar o seu particular gosto por esta vertente da equitação e deu-lhes a visão clara da forte exigência da modalidade.

 

A direção da Academia dá os Parabéns a ambas as cavaleiras que, apesar da pouca experiência, mantiveram a excelente atitude desportiva que tanto valorizamos, e aproveita para felicitar a Crinus Equestre pela organização e excelente acolhimento dos concorrentes.

 

 

O Que é a Equitação de Trabalho?

 

A disciplina que preserva as tradições equestres de cada País. Em Portugal destaca as excelentes caraterísticas do cavalo lusitano e da monte à portuguesa.

 

Segundo a FEP (Federação equestre Portuguesa) a Equitação de Trabalho é uma modalidade em expansão universal.

No site da FEP www.fep.pt pode mesmo ler-se

 

A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.

Como modalidade equestre, a Equitação de Trabalho foi criada pelos italianos e, a nível internacional, deu o seu primeiro passo com a realização do primeiro campeonato europeu que decorreu em Itália, em 1996, tendo vindo a alcançar, desde isso, uma grande universalidade nos círculos do hipismo mundial.

Em 1997, foi organizado o II Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho, que, além dos países fundadores (Itália com os “maremenhos”, França com os “cavaleiros camargueses”, e Espanha com a “doma vaquera”) contou com a primeira participação de Portugal com os cavaleiros da Equitação Tradicional Portuguesa…” (in site FEP)

 

Voltar