Tradições

No passado dia 28 de Maio de 2011,  na Festa do Cavalo de Porto Salvo, a Academia Equestre João Cardiga apresentou o espectáculo “TRADIÇÕES”, que contou também com a colaboração especial do Grupo Folclórico As Lavadeiras da Ribeira da Lage.

O espectáculo “TRADIÇÕES” teve como objectivo chamar a atenção para a importância da cultura tradicional na preservação da identidade de um povo, destacando usos e costumes sociais, como o Folclore e o Fado.

Ao Folclore e ao Fado juntaram-se as tradições equestres, recordando a importância do cavalo na nossa história e, alertando, para o novo papel que o mesmo adquire, nos tempos actuais, como companheiro no lazer, na arte, no desporto e até na saúde.

A tradição equestre portuguesa remonta à fundação da nacionalidade. Inicialmente, com um cariz mais utilitário, em funções como de transporte, trabalho e guerra, evoluindo gradualmente para outras áreas.

Hoje, é já reconhecido o importante papel do cavalo também na saúde. Pensa-se, mesmo, que no futuro o Cavalo “Terapeuta” será cada vez mais reconhecido, como uma importante ferramenta no desenvolvimento físico e psicológico da Pessoa (com ou sem necessidades especiais), contribuindo mesmo para a integração social.

O espectáculo contou, ainda, com a colaboração especial dos Fadistas Francisco Sobral e Celia Leiria que cantaram ao vivo.(Ver Fotos)

Artigos Relacionados: