CARDIGA DRESSAGE e PARADRESSAGE TEAM estreou dia 14 de Fevereiro, na Academia Dressage da Arruda

22-02-2015 14:31

Uma estreia que qualificou toda a equipa para o internacional de Vilamoura, uma vez que todos ultrapassaram os mínimos exigidos (55%)

 

Os atletas de Dressage e Paradressage da Academia Equestre João Cardiga, iniciaram a época desportiva, no dia 14 de Fevereiro 2015, na Arruda dos Vinhos com um grupo de 7 atletas. Seis no CPDN (Concurso de Paradressage Nacional) e um atleta no CDN (Concurso de Dressage Nacional).

 

O grupo da paradressage conta com cinco atletas portadores de paralisia cerebral e um com neuropatia na mão direita, provocada por acidente e  contará com o alto patrocínio dos Jogos Santa Casa, que se junta à Academia, na prossecução da missão “Equitação Para Todos”, tornando assim possível a concretização de um projeto que defende o talento nacional.

Inês Alemão Teixeira, junta-se, pela primeira vez, a Rita Lagartinho Oliveira, Constança Claro e Pedro Félix e às internacionais Sara Duarte e Ana Isabel Mota Veiga, compondo assim o CARDIGA PARADRESSAGE TEAM - uma equipa que pretende alertar para o potencial da Paradressage e, também, para as dificuldades com que os atletas e os demais agentes envolvidos se debatem para desenvolver a modalidade, sobretudo no que diz respeito encontrar cavalos adequados, aos diversos graus de capacidades destes Atletas.

A atleta paralímpica Sara Duarte, que mantem o apoio da Allianz-Companhia de Seguros, continuará com Damasco O.S., Puro Sangue Lusitano, filho de Xangai, cedido pela Coudelaria Oliveira Santos. A Bellator, também já confirmou o seu apoio à equipa, contribuindo com material para os atletas.

 

 

Na Dressage Gonçalo Onofre estreou EMIR O.S., Puro sangue lusitano da Coudelaria Oliveira Santos, com 6 anos que pontuou nos dois dias de prova, acima dos 60% (63%).

 

Segundo João Cardiga, diretor Geral da Academia: “O principal desafio deste ano, é encontrar cavalo adequado para a cavaleira internacional Ana Mota Veiga, que em Janeiro perdeu o seu cavalo Vento da Devesa. Uma tarefa nada fácil pois a atleta compete no grau 1 A e necessita de uma cavalo com caraterísticas muito especificas ao nível da docilidade e da qualidade do Passo. Neste momento, a equipa está concentrada em encontrar soluções, ao mesmo tempo que se esforça por manter a motivação da atleta. Isto ficou demonstrado pela sua participação neste CPDN montando Macarena, uma é gua que partilhou com a sua colega de equipa Rita Lagartinho, demonstrando a força do seu querer.

Estes são os cavalos possíveis, de momento. Mas temos que ter a coragem de arriscar com o que temos e permitir a estes jovens a realização das suas aspirações, esperando por melhores tempos e trabalhando para tal. Esta primeira prova constitui uma avaliação para cavalos, cavaleiros e toda a equipa e estamos conscientes de que ainda é necessário trabalhar muito.”

 

Maria de Lurdes, presidente da direção da Academia acrescenta que: “Este ano a Academia bate o record em atletas de competição. Mais de meia centena (52) incluindo atletas de Dressage, Paradressage e Special Olympics. O que é uma enorme responsabilidade  e orgulho”.

 

A Academia João Cardiga ao longo dos seus 22 anos de atividade tem treinado inúmeros atletas, com ou sem deficiência e participado em vários campeonatos nacionais e internacionais. Desenvolve as suas atividades a partir de Leceia e, sob o lema “Equitação para Todos” promove a equitação com fins terapêuticos e outras atividades relacionadas com a equitação geral, assumindo a sua natureza de agente de integração e inclusão social.

 

Par mais informações por favor contate

 

RESULTADOS

CARDIGA PARADRESSAGE TEAM


Grau 1 B

Sara Duarte, com Damasco OS = 68,46%.. e 67%

.
Grau 1 A

Ana Mota Veiga, com Macarena = 65,53% e 64%

Rita Lagartinho Oliveira, com Macarena = 60,46%


Grau III

Inês Teixeira, com Duende = 60,60% - 59%

Pedro Félix, com Oposta de Foja = 60,46% - 59%


Equipa técnica e de apoio

Alexandra Pais – Psicóloga (voluntaria)

Vasco Carriço – Fisioterapeuta (voluntario)

Treinadores: João Pedro Cardiga e João Cardiga

 

Voltar