Notícias

CENTRO EDUCACIONAL e de EXPLICAÇÕES - CEE

30-07-2015 13:57

CENTRO EDUCACIONAL E EXPLICAÇÕES do CTC (Cardiga Training Center
A partir de Setembro 2015
Um espaço de formação/educação com recurso a atividades equestres e de ar livre.
Com o objetivo de contribuir para o aproveitamento escolar, com o apoio e acompanhamento ao estudo e momentos de educação ao ar livre, nomeadamente, com cavalos e póneis o projeto apresenta dois polos pedagógicos:
1 - O Centro Educacional e Explicações - CEE, oferece apoio aos alunos no seu desenvolvimento global com momentos lúdic...os e de lazer, com um potencial educativo.
2 - O Clube Os Exploradores, que tem como missão a promoção de competências comportamentais, apoiadas na autoconsciência e na inteligência emocional. "EDUCAR PARA A AUTOESTIMA, AUTONOMIA e CRIATIVIDADE"
Este Centro Educacional dirige-se, sobretudo, a Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário, sócios e/ou não sócios da Academia.

INSCRIÇÕES: ctc@academiaequestrecardiga.com

Telefone: 214212261

Feira do Cavalo de Ponte Lima 2015 - Balanço

30-06-2015 19:38


BALANÇO DA PARTICIPAÇÃO DA ACADEMIA EQUESTRE JOÃO CARDIGA

NA FEIRA DO CAVALO DE  PONTE DE LIMA 2015

"Uma Mão Cheia de Campeões Nacionais, na Paradressage"

A Academia Equestre João Cardiga, termina a sua participação na Feira do Cavalo de Ponte de Lima, com um balanço muito positivo. Como já é hábito, a instituição levou a bandeira da "inclusão", nas provas de Dressage, Paradressage e Olimpíadas de Equitação Adaptada com 16 atletas, com e sem deficiências físicas e intelectuais.

O destaque vai para o Cardiga Paradressage Team que, sob o alto patrocínio dos Jogos Santa Casa, conseguiu o titulo de campeão nacional nos Graus 1ª, 1B, II e III (ver resultados em baixo).  A deslocação de cavalos e cavaleiros foi, ainda, apoiada pela Allianz-Companhia de Seguros e Bellator.

Na Dressage (Circuito da Juventude provas M1 e M3), Carolina Gonçalinho, com Bingo, que alcançou o seu objetivo para este ano,  qualificando-se para o Campeonato da Juventude e Gonçalo Onofre, com Emir, que assegurou a sua presença na final da Taça de Portugal.

Nas Olimpíadas de Equitação Adaptada, Luís Matias ganha o primeiro lugar, da gincana nível 2.

RESULTADOS

DRESSAGE

CDN Circuito Juventude Prova M1 e M 3
Beatriz Gonçalinho, com Dante 57,2% e 53%
Carolina Gonçalinho, com Bingo 56,4% e 56% que se qualificou para o campeonato
da juventude

CDN Prova M3
Rita Onofre com Belmonte 59,6%

Taça Portugal
Gonçalo Onofre com Emir - 59,1% e 61% assegura o apuramento para a final.

CAMP NAC PARADRESSAGE 2015
- Pedro Félix com Oposta de Foja, grau III, 62,8% (Team Test) 63,4% (Individual
Test) e 67,15% (Free Style) - Campeão Nacional Grau III

- Inês Teixeira com Duende , grau II
63,8% (Team Test), 64,5% (individual Test) e 68,20% (Free Style) - Campeão
Nacional Grau II

- Sara Duarte com Damasco OS- Grau 1B
65,4% (Team Test), 67% (Individual Test) e 68,70% (Free Style) - Campeão
Nacional Grau 1B

- Ana Mota Veiga com Convicto - grau 1 A
- 68,50% (Team Test), 70,36% (individual Test) e 73,250% (Free Style) - Campeão
Nacional Grau 1A

- Rita Lagartinho Oliveira com Macarena,
grau 1A - 59,2% (Team Test), 61,6% (Individual Test) e 58,95% (Free Style) - Vice
- Campeão Nacional Grau 1A

No próximo fim de semana, dias 4 e 5 de Julho, a dupla Beatriz e Carolina Gonçalinho estarão presentes em mais um CDN na Costa do Estoril e na Equitação de Trabalho estará Beatriz Cunha com Apache e Mariana
Casegas com Talibã.


Cavaleiras Paralimpicas colocam Portugal no pódio, por equipas e a nivel individual

19-06-2015 18:45

Cavaleiras paralímpicas colocam Portugal no pódio, por equipas e a nível individual                     

NOCPEDI3* de Somma Lombardo de 12 a 14 Junho 2015

Terminou o CPEDI3* (International Para-Equestrian Championship 3*) dedicado aos atletas
portadores de deficiências físicas, que se realizou de 12 a 14 de Junho, em Somma Lombardo, Itália. Pela primeira vez, Portugal sobe ao pódio por equipas (3º lugar, em 6 Países) e a nível individual.

Sara Duarte, com Damasco OS consegue o segundo lugar nas duas provas realizadas e Ana Mota Veiga, com Convicto, também, no podio no 3º e 2º lugar.

A Academia Equestre João Cardiga, representou o País, também, pela primeira vez, com uma equipa constituída por 3 conjuntos nos graus 1 A, 1B e III representados, respetivamente, por Ana Mota Veiga, com Convicto, Sara Duarte, com Damasco OS e Inês Alemão Teixeira, com Duende. Destaque para a estreia do último conjunto, com a mais jovem cavaleira, bem como o cavalo de Ana Mota Veiga, Convicto, também estreante. Os cavalos são todos da raça puro-sangue lusitano.

Sob o alto patrocínio dos Jogos Santa Casa, esta participação nacional teve como objetivo, qualificar as cavaleiras para o campeonato da Europa, que se realizará de 17 a 20 de Setembro de 2015 e subir no ranking internacional.

"Os resultados corresponderam as nossas expectativas", afirmou João Pedro Cardiga, treinador do grupo.

"Este é um marco no trabalho da Academia. Há muito que persistimos no desenvolvimento da modalidade e um dos objetivos era aumentar número e cavalos e atletas em competições internacionais, já foi alcançado. E todos de raça lusitana." Acrescenta.

"Com cavalos e cavaleiras estreantes o desafio foi maior, mas a qualificação para o campeonato da Europa
já foi assegurada, para a Sara e Ana.
A Inês, tal como previamos desceu para o nivel II, o que irá aumentar a sua competitividade e nivel de segurança, pelo que estamos tambem satisfeitos. Ainda temos mais um
internacional dias 19, 20 e 25 em Mulhouse, França, pois há que continuar a subir no ranking.

Aproveito, para agradecer, em nome de toda a comitiva portuguesa o apoio que nos chega de Portugal, atraves de mensagens e telefonemas. Bem Hajam."

A comitiva segue agora para o CPEDI3* de Mulhouse onde participará em mais uma competição dias 19, 20 e 21 de Junho.

RESULTADOS FINAIS CPEDI3* de Somma
Lombardo de 12 a 14 Junho 2015

Team Test

Grau 1B - Sara Duarte, com Damasco OS
(64,667%) - 2º Lugar

Grau 1 A - Ana Mota Veiga, com Convicto
(70,652%) - 3º Lugar

Grau III - Inês Alemão Teixeira, com
Duende (56,009% - 6º lugar

Individual Test

Grau 1B - Sara Duarte, com Damasco OS
(65,287%) - 2º Lugar

Grau 1 A - Ana Mota Veiga, com Convicto
(70,435%) - 2º Lugar

Grau III - Inês Alemão Teixeira, com
Duende (55,447% - 6º Lugar

Free Style (Kur) prova cancelada devido ao mau tempo.

Países presentes; Italia, Portugal, Eslovaquia, Letonia, Russia, Argentina

O que é a Paradressage?

A Equitação Adaptada insere-se na modalidade de Ensino ou Dressage. Destina-se a pessoas com deficiências físicas e consiste, basicamente, em provas de ensino adaptadas ao grau de capacidade de cada atleta, que fazem parte das provas dos Jogos Paralímpicos.

O campeonato é composto por provas que os atletas disputam segundo o seu grau de limitação fisica.

Os cavaleiros são avaliados por fisioterapeutas e de acordo com o perfil de capacidades de cada um, são colocados em diferentes graus. Existem 5 graus: Ao grau 1a e 1B a que correspondem exercícios a passo
e/ou trote, o Grau 2 exige um pouco mais de trote e algumas figuras de picadeiro um pouco mais difíceis, o Grau 3 exige exercícios nos três andamentos (passo, trote e galope) e o Grau 4 exige trabalho em duas pistas (ladeares, espáduas-a-dentro, etc.), portanto uma prova com um razoável nível de dificuldade. Este grau destina-se a pessoas com deficiências consideradas menores e a exigência em termos de equitação é muito maior.

A Paradressage é tão, ou mais importante que a dressage, o rigor de exigência é absolutamente igual. Nas duas disciplinas o objectivo é alcançar a perfeição. Isto é, o entendimento perfeito entre dois seres - o cavalo e o cavaleiro - de forma a executarem os exercícios como se fossem um só.

Embora se encontrem referências aos benefícios da relação entre cavalos e pessoas em escritos gregos e romanos, foi só quando a dinamarquesa Lis Hartel conseguiu ganhar duas medalhas de prata, nos jogos olímpicos de Helsínquia em 1952, após ter sofrido de poliomielite e de se mover com o auxílio de canadianas, que a equitação desportiva de competição para pessoas com deficiência começa a ser amplamente divulgada.

Após este acontecimento na década de 1960 a equitação foi aceite pela Associação Medica Americana (American Medical Association) como "uma ferramenta de valor inestimável".


Desfile Atletas oeirenses em Porto Salvo‏

27-05-2015 00:14

Oeiras Equestre, o desfile de atletas do concelho Oeiras

 Na passada sexta feira dia 23 de Maio, no âmbito da Festa do Cavalo de Porto Salvo, a Academia Equestre João Cardiga, apresentou 13, dos 52 atletas no Oeiras Equestre, evento criado para apresentar alguns dos atletas do concelho.

 Após uma pequena abertura com a amais antiga cavaleia da Escola Catariana do Rosário, com Xico, estiveram presentes as disciplinas de Dressage Póneis, Paradressage, Special Olympics e Equitação de Trabalho. Esta ultima disciplina, que faz parte do ADN Cardiga, esta oficialmente de regresso, com a estreia de duas jovens atletas, Beatriz Arriga e Cunha, com Apache, e Mariana Casegas, com Taliban.

Academia J Cardiga regressa à Equitação de Trabalho‏

27-05-2015 00:09

A Academia Equestre João Cardiga está de regresso às competições de Equitação de Trabalho. A estreia decorreu no dia 24 de Maio, numa poule organizada por Crinus Equestre com duas atletas, nos escalões sub-16 e sub-20.

Beatriz Arriaga e Cunha com Apache, no primeiro escalão e Mariana Casegas com Taliban, no segundo.

As duas atletas veem da divisão de desporto de competição da Academia, que inicia a formação desportiva dos atletas, através da disciplina de dressage no Trofeu Dressage Póneis. Esta base de formação, permitiu a entrada destas duas jovens nesta modalidade, reduzindo o tempo de preparação.

Embora muito inexperientes, o conjunto Beatriz Arriaga e Cunha com Apache, conseguiu o terceiro lugar na competição. Para ambas as atletas, esta participação revelou-se de particular importância, pois permitiu confirmar o seu particular gosto por esta vertente da equitação e deu-lhes a visão clara da forte exigência da modalidade.

 

A direção da Academia dá os Parabéns a ambas as cavaleiras que, apesar da pouca experiência, mantiveram a excelente atitude desportiva que tanto valorizamos, e aproveita para felicitar a Crinus Equestre pela organização e excelente acolhimento dos concorrentes.

 

 

O Que é a Equitação de Trabalho?

 

A disciplina que preserva as tradições equestres de cada País. Em Portugal destaca as excelentes caraterísticas do cavalo lusitano e da monte à portuguesa.

 

Segundo a FEP (Federação equestre Portuguesa) a Equitação de Trabalho é uma modalidade em expansão universal.

No site da FEP www.fep.pt pode mesmo ler-se

 

A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.

Como modalidade equestre, a Equitação de Trabalho foi criada pelos italianos e, a nível internacional, deu o seu primeiro passo com a realização do primeiro campeonato europeu que decorreu em Itália, em 1996, tendo vindo a alcançar, desde isso, uma grande universalidade nos círculos do hipismo mundial.

Em 1997, foi organizado o II Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho, que, além dos países fundadores (Itália com os “maremenhos”, França com os “cavaleiros camargueses”, e Espanha com a “doma vaquera”) contou com a primeira participação de Portugal com os cavaleiros da Equitação Tradicional Portuguesa…” (in site FEP)

 

II OPEN OEIRAS 2015 - Classificações

25-05-2015 00:32

Convite - Lançamento do Livro de Inês Lagartinho Oliveira‏

25-05-2015 00:11

NOVIDADE - "Com Passos"
Lançamento do primeiro livro de Inês Filipa Lagartinho Oliveira, irmã da atleta de Paradressage Rita Lagartinho Oliveira.
Temos a honra e a responsabilidade de "Dar voz" às palavras escritas da Inês e desejamos estar a altura.
Porque 
"Somos pelos miúdos diferentes e pelas vidas que marcam"
"Somos pelos sonhos a galope e pelos sorrisos grandes".
Lá estaremos de corpo e alma neste momento tão especial.

II Open Oeiras - Ordem de Entrada

21-05-2015 07:03

Junto anexamos a Ordem de Entrada do II Open Oeiras Dressage Póneis, para vossa orientação.

 

PROGRAMA PROVISORIO

 

12H00 – saída dos Cavalos  da Academia para a Festa do cavalo

13H30 – Inico do aquecimento dos primeiros cavaleiros

14H00 – Inicio das Provas

17h30 – Hora prevista de encerramento.

 

As provas serão intercaladas com apresentações equestres.

 

Muitos Sorrisos

 

 


 

Concessão do Bar Cantina da Academia JC

21-05-2015 07:01

Somos a informar que a partir deste momento a Direção da Academia, coloca à disposição dos associados, a possibilidade de se candidatarem à concessão do Bar. Os interessados deverão contatar a direção através de e-mail ou presencialmente, dando conta das suas intenções.

Entretanto, a direção assegurará o funcionamento do espaço, no serviços mínimos de apoio aos alunos.

 

Agradecemos a vossa boa  compreensão e contamos, como sempre com o vosso apoio.

ATENÇÃO IMPORTANTE: Alteração de NIB‏

17-05-2015 20:38

Somos a informar que a partir desta data, 16-05-2015, os pagamentos das mensalidades, através de Transferência bancaria,  das aulas de equitação do curso geral e da Divisão de Equitação com fins terapêuticos deverão ser efetuadas para o seguinte

NIB 0035 0802 0000 5203 3305 3 CGD.

O NIB do Montepio  (0036 0106 99100048318 52 ) esta desativado.

 

Agradecemos desde já a vossa boa compreensão