Notícias

Jornadas Técnicas sobre a Deficiência 28 e 29 de Novembro de 2014

20-11-2014 00:14

WORKSHOP “EQUITAÇÃO PARA TODOS” integrado nas jornadas técnicas da CERCIOEIRAS.

Dia 29 de Novembro pelas 15h30, na Academia Equestre João Cardiga

 

A CERCIOEIRAS, EMDIIP e CNBC organizam as jornadas técnicas sobre a deficiência “Face à Diferença, Faça a Diferença!” que se vão realizar no dia 28 (conferências) e 29 (workshops) de Novembro, no auditório Afonso de Barros da Universidade Atlântica.

Para se inscrever basta ir ao site  https://www.emdiip.com/inscricoesJornadas e preencher o formulário, o pagamento deve ser feito por transferência bancaria para o nib: 0035 0209 00007370630 34 (CERCIOEIRAS).

PROGRAMA

CRIANÇAS DO 1º CICLO DA ESCOLA VISCONDE DE LECEIA CONHECEM O DESPORTO EQUESTRE

29-10-2014 13:43

Cerca de meia centena de crianças, dos 5 aos 12 anos, vão ter oportunidade de experimentar a Equitação.

Durante os meses de Outubro e Novembro 2014, a Academia Equestre João Cardiga  proporciona a todos os alunos do 1º Ciclo da escola Visconde, de Leceia, a possibilidade de interagir com os cavalos e uma abordagem à iniciação à equitação. 

A iniciativa que decorre todas as terças feiras, pelas 15h00, resulta de uma parceria entre a SERUL e a referida escola, com o objetivo de dar a conhecer o desporto equestre a meia centena de crianças, dos 5 aos 12 anos.

Recorde-se que a Academia João Cardiga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com uma vasta e invulgar intervenção em todos os domínios equestres, em especial na formação, saúde, bem-estar, lazer e desporto.

No cumprimento da sua Missão - “Equitação Para Todos” - a  AEJC  acolhe 291 Associados, dos quais 220 são praticantes de equitação geral (Divisão de Formação e Treino)  e 85 inserem-se na Divisão de Equitação com Fins terapêuticos, distribuídos pelas varias valências (Hipoterapia, Equitação Terapêutica e  Equitação Adaptada Desportiva).

A equitação desportiva de competição, reúne 52 atletas, com ou sem necessidades especiais, nas disciplinas de Dressage, Paradressage (deficientes físicos) e Special Olympics (deficientes cognitivos), numa clara aposta num projeto solidário, inovador e inclusivo, único no País.

Entre 1993 e 2013, mais de 1000 pessoas, com necessidades especiais, frequentaram a AEJC na prática da equitação com fins terapêuticos. Destes, cerca de 100 idosos participaram nos programas de equitação sénior, iniciados em 2011. A prática desta atividade terapêutica é monitorizada por especialistas, com validação científica da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Unidade de Geriatria da Faculdade de Medicina de Lisboa.

 

8ª PROVA SPECIAL OLYMPICS EQUITAÇÃO - 56 Atletas de 11 Instituições

10-10-2014 12:26

8ª Prova Special Olympics Equitação 2014

56 atletas de 10 instituições diferentes, dos quais 19 são praticantes da Academia João Cardiga

A Direção da Academia Equestre João Cardiga-AEJC e do Special Olympics Portugal, têm o prazer de convidar V. Exa., para a sessão de abertura e/ou Entrega de Prémios, da 8ª PROVA SPECIAL OLYMPICS EQUITAÇÃO, que se realizará no próximo dia 16 de Outubro, nas instalações da Academia, em Leceia -Barcarena, Concelho de Oeiras. A Abertura está agendada para a 09h45 e a entrega de Prémios prevê-se às 14h00.

A ocasião, contará com a presença dos “Padrinhos” da Academia (Bibá Pita, Pedro Lima, Carla Andrino, Xana Pais e Maestro Mário Rui), que farão a apresentação oficial do HINO CARDIGA (Sonhos a Galope), com letra de Xana Pais, Musica do Maestro Mário Rui e voz de Marta Andrino, com a colaboração de um grupo de atletas e associados da Academia.

Paralelamente e, em parceria com a CERCIOEIRAS, que promove a educação e reabilitação dos cidadãos com deficiência, realizar-se-ão workshops de dança inclusiva e Boccia (modalidade paralímpica).  A artista plástica Isabel Luz, também, realizará um workshop de Arte Terapia.

A iniciativa contará, ainda, com o apoio da C& Brindes, na pessoa do Sr. João Sequeira e da Junta de Freguesia de Barcarena.

No âmbito da sua Missão - “Equitação Para Todos” -  e, com os objetivos de; Divulgar a importância da Equitação desportiva adaptada para o deficiente intelectual e Partilhar vivências, criando momentos de saudável convívio; a AEJC acolhe este tipo de competição desde a 4ª Prova, realizada em 2012, ano em que assina protocolo com o Special Olympics Portugal, na presença do Dr. Dias Ferreira, organizando, ainda, nesse mesmo ano, o 1º Campeonato Nacional SOE. Desde então, as competições têm assumido um caracter regular por todo o País. Uma competição que começou com vinte e oito atletas e que conta, nesta 8ª Prova, com 56 participantes, provenientes de 10 instituições diferentes.

Estas provas desportivas são,  inteiramente, dedicadas aos atletas com défice intelectual e dividem-se em duas fases distintas: English Equitation/Divisioning e Working Trail (gincana com diferentes níveis de dificuldade).

Agradecimentos

Fotos: Créditos Silvia Santos Fotografia

Cartaz de Joana Galego

Desde já, agradecemos o favor da confirmação da sua presença para o telefone 21 4212261 ou 91 8848723 (Joana Perdigão)

 

 

FIGURAS PUBLICAS ABRAÇAM “A EQUITAÇÃO PARA TODOS”

04-10-2014 17:05

Figuras publicas abraçam “A Equitação Para Todos”

Apresentação oficial dia 16 Outubro na 8ª Prova Special Olympics Equitação

Bibá Pita, Pedro Lima, Carla Andrino, Maestro Mário Rui e Xana Pais,  aceitaram ser madrinhas e padrinhos da Academia Equestre João Cardiga, com o objetivo de despertar consciências para a  Missão daquela instituição, “A Equitação Para Todos.

Os cinco padrinhos e madrinhas reuniram-se, para uma sessão fotográfica, com alguns dos cavaleiros/atletas da Divisão de Desporto de Competição, das disciplinas equestres praticadas na Academia (Dressage,  Paradressage e Special Olympics Equitação).

Pela Dressage, estiveram os vencedores do Trofeu Dressage 2013, nos escalões; Infantil (Rodrigo Pinheiro), Preliminar (Marta Abrantes) e Elementar (Carolina Serrão). Pela Paradressage esteve o Team Cardiga, com Rita Lagartinho Oliveira, Inês Teixeira, Constança Claro e as Internacionais Ana Mota Veiga e Sara Duarte. A representar o Team Cardiga Special Olympics, esteve a Madalena Pitta Gouveia e o Luis Matias.

Um grupo de atletas, com títulos de campeões nacionais e vários outros trofeus, que retrata bem, a capacidade inclusiva daquela instituição.

Segundo Lurdes Cardiga, presidente da Direção da Academia “As figuras publicas são facilmente reconhecidas pela população devido à exposição mediática das suas profissões e tornam-se quase “familiares” pela frequência com que “entram” em nossas casas, quer através da televisão ou de revistas. Este reconhecimento e carinho, torna-os um veiculo para a sensibilização e divulgação de instituições como a Academia e da sua missão  inclusiva.

Aproveitamos para informar que os cinco padrinhos, estarão presentes na 8ª PROVA SPECIAL OLYMPICS EQUITAÇÃO que se realizará, dia 16 Outubro, a partir das 9H30, na Academia Equestre João Cardiga. Uma prova dedicada ao portador de deficiência intelectual, onde faremos  a apresentação oficial do HINO CARDIGA, com letra da madrinha Xana Pais e musica do Maestro Mário Rui, para além de outras surpresas”.

Para além da Divisão de Desporto de competição a instituição reúne ainda as divisões de Formação e Treino, e de Equitação com Fins Terapêuticos, esta ultima, dedicada a todas as pessoas com necessidades especiais e/ou deficiências.

 

Agradecimentos:

A direção da Academia agradece à marca portuguesa de vestuário BELLATOR e ao Mundo da Equitação pela cedência do equipamento aos padrinhos.

Um agradecimento especial à fotografa Silvia Santos.

Fotos: Créditos Silvia Santos

 

 

HINO CARDIGA - MUSICA do MAESTRO MARIO RUI e LETRA de XANA PAIS

19-09-2014 13:34

Dia 18 de Setembro de 2014 fomos surpreendidos com uma OFERTA do grupo de “Padrinhos e Madrinhas” que, de forma voluntaria, se quiseram associar ao nosso “Sonho a Galope”.

Pedro Lima, Bibá Pitta, Xana Pais, Carla Andrino e Maestro Mário Rui  que constituem o grupos de Padrinhos e Madrinhas da Academia João Cardiga brindaram a equipa com a oferta do HINO CARDIGA, na reunião que decorreu dia 18 de Set..

Esta obra, que retrata bem o espirito vivido na Academia e, de certa forma, o dos parceiros que se associam a nós. Musica do Maestro  Mário Rui e letra de Xana Pais.

Somos Amor

Generosidade

Somos um sonho de igualdade

Somos a familia que se junta

Com o lema Humanidade

 

Temos Sonhos a Galope

Abraçamos desafios e lutas

Acreditamos na partilha 

E no poder da Inclusão

Onde para todos

Pode haver Equitação

 

Somos a Fé 

E o Hino dos que não estão sós

Somos Valentes e Damos as Mãos

Somos CARDIGA

E temos uma Missão

Porque o Cavalo 

É a nossa paixão

 

Somos vencedores

Guerreiros e lutadores

Somos a luz que brilha

No manto que nos abraça

Somos a esperança sempre viva

De que no CARDIGA

Há raça

 

E nessa garra que não perdemos

Nesse afeto que espalhamos

E nessas crenças 

Pelas quais lutamos

Amanhã seremos

O futuro proximo

De uma grande Missão

 

Somos a Fé

E o Hino dos que não estão sós...

 

Xana Pais e 

 

 

 

ATLETAS DE PARADRESSAGE DA ACADEMIA NOS JOGOS EQUESTRE MUNDIAIS 2014, na NORMANDIA

19-09-2014 13:32

As cavaleiras da Academia Equestre João Cardiga, Sara Duarte e Ana Mota Veiga, já estão apuradas para os Jogos Equestres Mundiais 2014, que se realizarão de 31 de Agosto a 7 Setembro na Normandia.

Após ter perdido o cavalo Neapolitano que a tinha levado a dois paralimpicos, Sara Duarte teve que começar do zero a sua preparação. É com Damasco OS, um cavalo de raça lusitana com apenas 6 anos, cedido pela Coudelaria Oliveira Santos, que consegue a proeza de se qualificar para o Mundial em apenas 5 meses. As notas obtidas nas provas team e individual, ambas acima dos 60% (63,644%), garantiram-lhe o apuramento.

Ana Mota Veiga, com Vento da Devesa, que já estava apurada pelo europeu de 2013, com 63,769%, tambem eleva a fasquia das suas percentagens, ao obter 66,9% na individual Team e 67,6% na Kur.

Segundo João Cardiga; “Estes resultados são animadores, sobretudo no que diz respeito ao Damasco OS, um cavalo com apenas 6 anos, que iniciou o seu treino com João Pedro Cardiga em fevereiro. Com apenas 5 meses de trabalho intensivo, chegar a um internacional e conseguir o objetivoé estimulante. Mas sabemos que ainda estamos longe de atingir as metas ambicionadas. A Ana e o Vento já estavam apurados, pelo que foi um pouco mais tranquilo.

Destaque-se o fato de que presença destes conjuntos, em dois internacionais de 3 estrelas, só se tornou possivel graças aos apoios dos Jogos Santa Casa, Allianz-Companhia de Seguros, Mundo da Equitação e da propria federação.

 

Feira da Golegã 2014

17-09-2014 07:44

cartaz fnc2014 600 427A Feira Nacional do Cavalo (Feira da Golegã), é a maior montra do cavalo realizada anualmente.

Local de encontro, convívio e negocio, onde o sector se reúne, para mostrar os seus produtos e o trabalho feito durante o ano. Como é tradição, a Academia J Cardiga marcará presença, reunindo os seus alunos e amigos de 10 a 16 de Novembro.

Em resposta ao pedido dos interessados, informamos que a Academia possibilita, aos alunos que não tem cavalo próprio,  o aluguer de alguns cavalos/póneis, tratando de  toda a logística inerente à organização, acomodação e transporte dos animais.

O custo desta prestação de serviços é de 400€. Este valor inclui; cavalo, boxe, tratador, transporte, arreios e acompanhamento. Os interessados deverão inscrever-se na secretaria e efetuar o pagamento de 50% do valor, ate ao dia 15 de Outubro.

Agradecemos muito a vossa resposta, o mais depressa possível, para efetuarmos o aluguer de espaço adequado para Vos  receber.

FERIAS EQUITAÇÃO

20-06-2014 07:51

Informação sobre o período de Ferias 2014. Neste período não haverá aulas do curso geral equitação.

 

1 – A Escola encerra de 16 Agosto a 2 de Setembro. Neste período não haverá aulas do curso geral equitação.

Refira-se, a titulo de curiosidade, que neste período decorrerão os Jogos Equestres Mundiais, onde a Academia representará Portugal, com as duas atletas de Paradressage (Sara Duarte e Ana Mota Veiga), que recentemente se apuraram para esta importante competição.

 

2 - Para manter a reserva do seu horário, o aluno compromete-se a pagar as suas mensalidades, mesmo o período das férias. A Escola facilita a compensação das faltas durante os meses de Junho, Julho e na primeira quinzena de Agosto.

Para ter direito à compensação, os alunos deverão informar a escola do seu período de ferias e efetuar a remarcação previamente.

 

No que se refere ao mês de Agosto os alunos poderão escolher uma das seguintes opções;

a)     Pagar a mensalidade por inteiro e repor as aulas da segunda quinzena. Podendo agendar as referidas aulas a partir desta data.

b)     Pagar apenas metade da mensalidade.

 

3 – Caso prefira, o aluno poderá optar por “trancar” a sua inscrição, não pagando os meses em que estará ausente. Desta forma, perderá a sua vaga e, quando regressar escolherá novo horário, dentro das vagas existentes. Neste caso, apenas será cobrada uma taxa de reativação no valor de 75€.

 

Agradecendo a vossa boa compreensão, desejamos a todos os que iniciam as suas merecidas Ferias, um FELIZ descanso.

1º Open Dressage Poneis de Oeiras - Resultados

01-06-2014 20:51

Confira aqui os resultados do 1º Open Dressage Poneis de Oeiras

Open DP 1 DOM E1.pdf

Open DP 1 SAB P1.pdf

Open DP 1 DOM I1.pdf

Open DP 1 SAB E3.pdf

Suspensão das Actividades do Horseball Clube de Oeiras

04-05-2014 13:18

Comunicado

Suspensão das Atividades do Horseball Club de Oeiras

A direção da Academia Equestre João Cardiga-AEJC vem comunicar que a atual formação do Horseball Clube de Oeiras, não irá completar a época desportiva em curso, por motivos alheios a esta direção.

Ao fim de duas décadas de horseball, com participação em inúmeros campeonatos nacionais e internacionais e um elevado alcance desportivo, entre os quais o do primeiro clube nacional, a obter o trofeu de vice-campeão europeu por clubes e culminando com a Taça de Portugal e a Super Taça em 2013, a Academia Equestre João Cardiga julga ter contribuído, com os meios ao seu alcance e sempre com a máxima dignidade, para a credibilidade desta disciplina.

A Direção da AEJC aproveita a oportunidade para agradecer a todos os agentes nacionais ligados ao horseball desde jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes, bem como a toda a comunicação social e empresas parceiras, a forma como sempre interagiram com as equipas que, ao longo de vários anos, representaram esta instituição/clube, desejando as maiores felicidades a todos quanto continuam a representar esta disciplina e fazendo votos para se torne, verdadeiramente, representativa e ganhe um lugar no panorama equestre/desportivo nacional.

Por ultimo, direção da AEJC espera anunciar para a próxima época desportiva, a formação de uma nova equipa e retomar o bom nome e prestigio granjeado pelo HCO.

Lurdes Cardiga

(Presidente da Direção)